
Fidelize clientes com o pós-vendas
A importância do pós-vendas para fidelização do cliente
A lealdade do seu cliente atual representará um custo 5 vezes menor do que conquistar um novo. Este é um dos motivos pelo qual o pós-vendas é considerado tão importante, afinal, ao fidelizar o cliente você garante uma nova venda e também possibilita que sua marca seja propagada positivamente através do boca-a-boca. Mas e quando aparecem problemas? Como você faz para "descascar esse abacaxi" e fazer dele um delicioso suco?
A ideia principal do pós-vendas é que o cliente entenda que a venda foi só o começo do relacionamento e que a sua experiência é relevante. Ou seja, para que essa relação funcione é preciso que o feedback (retorno do cliente quanto a compra) seja sincero. E acima de tudo, que caso tenha ocorrido algum problema você o resolva rapidamente e não repasse a culpa.
A importância do pós-vendas para a fidelização do cliente vai além de uma ligação ou e-mail, tem haver com: manter contato constante, atualizá-lo dos lançamentos e melhorias, ouvi-lo sempre que necessário, estar aberto a críticas e dar uma resposta personalizada para cada cliente.
Empresas vem crescendo e estão inovando no Pós-Vendas, um exemplo muito legal é o caso da Nubank. Eles lutam pelo fim da complexidade e pelo atendimento descontraído, ou seja, resolvem os mesmos problemas que as instituições financeiras comuns só que com um atendimento humanizado e sem roteiros.
Nubank – Divulgação
Agora que você já conhece a importância do pós-vendas para a fidelização do cliente, como irá implementá-la em seu negócio? Listamos abaixo 3 dicas fáceis para ajudá-lo.
- Mantenha um histórico do seu cliente. Se errou, conserte rápido e desculpe-se. Ao manter um histórico você garantirá que este erro não ocorra novamente.
- Comunique-se com sua base mais vezes no decorrer e após o ciclo de compra. Nem sempre você precisa instigar a compra de algum produto, pode ser um e-mail com alguma notícia sobre o segmento dele que você tenha visto e achou relevante.
- Escute o cliente antes de tentar encontrar a solução. Às vezes nos antecipamos e comprometemos a eficiência do atendimento.
Qualquer dúvida deixe nos comentários abaixo. :)
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